Alimentos Ricos em Fibras – Vale a pena consumi-los?

Alimentos Ricos em Fibras – Vale a pena consumi-los?
5 (100%) 2 votes

Muito se debate sobre dietas e forma de emagrecer, e tanto a internet quanto as publicações da área nos bombardeiam com novidades e modismo o tempo todo, mas é fundamental sabermos o que é mais adequado ao nosso corpo, por isso, hoje vamos falar dos alimentos ricos em fibras.

Antes de mais nada, quero dizer que nesse artigo você não vai encontrar nenhuma solução mágica para emagrecer rápido. Nesse artigo eu falarei sobre como emagrecer com saúde e sem pressa.

Mas, não vou te deixar na mão, se você quiser dicas sobre emagrecer de forma rápida “com uma ajudinha” da ciência, leia esses artigos sobre dois dos principais emagrecedores (e os mais vendidos) do Brasil: Kifina, que come a gordura dos alimentos, e Womax, um termogênico 100% natural.

Certamente, poucos assuntos suscitam tantos artigos, pesquisas e publicações do que obesidade e formas de emagrecer, praticamente 10 entre 10 pessoas das mais variadas idades, classes, sexo e pesos acreditam que precisam emagrecer pelo menos aqueles dois quilinhos.

E claro, o motivo principal é a estética, mas jamais podemos deixar de lado que se alimentar bem, praticar exercícios, como por exemplo, uma simples caminhada, e muitas vezes perder peso vai alem da melhora estética, é questão de ser saudável, e para ser saudável é preciso investir em alimentos ricos em fibras.

alimentos ricos em fibras

Uma dieta equilibrada, com fibras, é ideal para uma vida saudável

Como consumir corretamente alimentos ricos em fibras?

Os alimentos ricos em fibras são parte fundamental de uma dieta equilibrada, principalmente se você deseja perder peso.

Inegavelmente comer alimentos ricos em fibra colabora para a perda de peso e aumento de saúde, quando você ingere fibras, você se sente mais saciado, por mais tempo, além disso, esses alimentos ajudam a regular o intestino, fazendo-o funcionar como um relógio.

As fibras são encontradas em grandes quantidades nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais, como por exemplo, arroz integral, quinoa e feijão.

Além disso, o consumo de fibras traz inúmeros benefícios à sua saúde:

  • Controle do peso: esses alimentos tem o poder de acelerar seu intestino, te livrando da prisão de ventre e consequentemente, auxiliando na perda de peso.
  • Controle de diabetes: alimentos ricos em fibra colaboram para o controle do açúcar no sangue.
  • Controle de Colesterol e Triglicerídeos: alimentos fibrosos reduzem a absorção de gordura e açúcar pelo intestino.
  • Manutenção da flora intestinal: fibras são alimento para as bactérias naturais do intestino

Mas não adianta consumir fibra uma vez por mês, esses alimentos precisam estar presentes no seu cardápio diariamente, pois fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Caso você não consuma fibra frequentemente, os demais alimentos ficaram retidos no seu corpo por mais tempo que o recomendado, o que vai favorecer a formação de toxinas e colesterol, que devem ser eliminados pelo seu corpo completamente nas fezes.

Desconfortos causados pela ausência de fibra:

  • Dores de cabeça
  • Inchaço abdominal
  • Formação de gases
  • Dores abdominais
  • Mau humor
  • Infecção intestinal
  • Baixa imunidade

Por isso, a quantidade recomendada pela OMS e nutricionistas em geral é de 20 a 30 gramas por dia de fibras, lembrando que tudo em excesso, prejudica, portanto não consuma mais que o indicado.

Acima de 35 gramas diárias, as fibras podem te causar problemas e desconforto, pois como já dissemos, elas aceleram o seu trânsito intestinal, com isso, o alimentos ficaram por um tempo menor no seu corpo, fazendo com que seu organismo não aproveite todos os nutrientes e vitaminas, como por exemplo, o cálcio e o ferro, além de promover a prisão de ventre.

O consumo excessivo de fibras pode acarretar diarreias, intolerância intestinal, irritação da flora intestinal e dores abdominais.

10 Alimentos ricos em fibras

Alguns alimentos são mais ricos em fibras que outros, abaixo fizemos uma pequena lista dos alimentos mais comuns e suas propriedades, que estamos acostumados a consumir no nosso dia-a-dia:

  • Aveia: fonte de energia e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Arroz integral: rico em magnésio ajuda a combater doenças vasculares.
  • Pêra: antioxidante natural ajuda a prevenir doenças cardíacas.
  • Maçã: diurético natural, calmante e depurativo do sangue.
  • Laranja: Laxante natural, depurativo e alcalinizante do sangue.
  • Banana: riquíssima em potássio ajuda a combater doenças do coração, melhora a digestão, fonte de energia e melhora.
  • Cenoura: rica em vitaminas do complexo B e vitamina A, potássio, cálcio e betacaroteno.
  • Morango: baixa quantidade de calorias, rico em vitaminas A, C, E, B5 e B6 e é um antioxidante natural.
  • Brócolis: rico em vitaminas C, K, selênio, manganês e fósforo, auxilia a digestão e regula o sistema imunológico.
  • Abacate: Rico em cobre, manganês, potássio e zinco. Como é muito rico em fibras, seu consumo deve ser moderado, pois seu valor calórico também é alto.

Enfim, não existe dieta para emagrecer rápido, alias qualquer coisa que te prometa uma perda de peso significativa em pouco tempo deve ser observada com reserva e cautela.

Dietas Para Emagrecer Rápido

alimentos ricos em fibras - dieta para emagrecer

Algumas dicas para emagrecer com saúde com o auxílio de alimentos ricos em fibras

Se você chegou até esse ponto do texto e achou que apresentaríamos uma dieta mágica, talvez você esteja decepcionada, a única mágica para perder peso é uma vida saudável que promova o equilíbrio entre boa alimentação e atividade física.

Sabemos que há um monte de fórmulas milagrosas e dietas da moda que te prometem perder peso em tempo recorde, o problema dessas dietas relâmpago não é o fato delas serem enganosas, mas sim, o fato de que perder peso de forma rápida não é saudável.

Igualmente, também sabemos que, o mercado está cheio de remédios manipulados e carregados de químicas que prometem emagrecimento rápido, e eles entregam o que prometem, mas muitas vezes o custo disso é sua saúde.

Tanto as dietas milagrosas quanto os remédio à base de anfetamínicos farão você perder peso, mas não de forma saudável, muitas vezes gerando o efeito rebote quando você suspende a dieta ou o uso do medicamento, fazendo você engordar o dobro dos quilos que perdeu.

Mas isso não significa que você não possa contar uma ajudinha extra, como eu disse no início desse artigo, há no mercado opções muito mais saudáveis, como por exemplo, o Kifina e o Womax, o primeiro age no seu organismo “comendo” a gordura dos alimentos que você consome, clique aqui para saber mais sobre esse emagrecedor. Já o segundo ajuda a acelerar o seu metabolismo, e ambos são auxiliares naturais de perda de peso. Para saber mais sobre o Womax, veja esse link.

Alimentos Ricos em Fibras – Saúde e emagrecimento devem andar juntos

O que você acha de começar agora a inserir na sua dieta mais alimentos ricos em fibras? Se você já consome, compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *