Alimentos Termogênicos – O que são e como consumi-los?

Muito tem se falado sobre os alimentos termogênicos e eles viraram os queridinhos de quem quer emagrecer e queimar muitas calorias, e de quem quer queimar gordura e ganhar massa muscular, mas afinal, o que são e como funcionam esses alimentos termogênicos? Vamos descobrir.

alimentos termogênicos

Emagreça com alimentos termogênicos

Já pensou se existissem alimentos que além de baixo índice calórico te ajudassem a queimar calorias, que fantástico que seria?

Pois esses alimentos existem, e são os alimentos termogênicos, que servem para ajudar a aumentar a sua temperatura corporal, dessa forma, acelerando o seu metabolismo e promovendo a queima de gordura.

Certamente você deve saber que quando ingerimos qualquer tipo de alimento nosso corpo gasta energia para fazer o processo de digestão desse alimento, e quando você consome um alimento que faz com que seu metabolismo seja acelerado, ele te ajuda a queimar calorias de forma mais eficiente, esses são os alimentos termogênicos.

Como agem no organismo os alimentos termogênicos

Para consumir corretamente esses alimentos é preciso entender como eles funcionam dentro do seu corpo, para poder saber quando e como consumi-los.

Através do aumento de temperatura corporal ocorre a dilatação de suas veias, o que gera um fluxo sanguíneo maior em direção ao coração, que consequentemente, vai elevar seu ritmo cardíaco, fazendo você queimar gordura mais rápido.

Além disso, os alimentos termogênicos também ajudam você a ter mais pique para fazer suas atividades físicas, estudar, trabalhar e passar pela correria do dia a dia sem perder o pique.

Quando Consumir Alimentos Termogênicos

Como observado anteriormente, eles são promotores da disposição, logo, devem ser consumidos ao menos 30 minutos antes de atividades físicas, treinos de musculação ou no início do seu dia, assim você poderá aproveitar plenamente seus efeitos.

Consequentemente, você deve evitá-los próximo ao horário de dormir, pois você corre o risco de ter uma noite de sono agitada e incompleta, afinal, o bom sono também ajuda a emagrecer e colaborar para uma vida mais saudável.

Em tempo, evite o excesso dos termogênicos, como tudo que é demais, pode trazer problemas e desconfortos, como insônia, dores de cabeça, vertigem, dores abdominais e problemas no intestino.

Quais são os alimentos termogênicos?

alimentos termogênicos quais são

alguns alimentos termogênicos mais famosos

Agora que você já sabe como funciona e o que é, vamos conhecer esses alimentos que podem ser grandes aliados da saúde e do emagrecimento.

  • Água gelada: sim, ela mesma! Cada vez que você bebe um copo de água gelada a temperatura do seu corpo baixa, com isso, seu organismo começa a trabalhar para elevar sua temperatura corporal de volta aos 36º, que é a temperatura normal do corpo. Só com essa simples atitude, você queima em torno de 10 calorias.
  • Canela: Um dos termogênicos mais poderosos, ela ajuda na digestão e acelera o metabolismo.
  • Pimenta Vermelha: capaz de acelerar seu metabolismo em até 20%, mas deve ser usada com moderação, seu consumo excessivo pode trazer problemas gastrointestinais.
  • Gengibre: outro famoso termogênico, que também é um excelente anti-inflamatório natural.
  • Café: Nem sempre o café é um vilão, como termogênico ele é excelente, e é recomendado o consumo de até 05 xícaras de 150 ml por dia, preferencialmente antes de atividades físicas.
  • Chá de Hibisco: Muita gente torce o nariz para ele, mas ele é um ótimo termogênico rico em flavonóides e minerais.
  • Chá Verde: rico em manganês, potássio e ácido fólico, ajuda a prevenir doenças do coração.
  • Guaraná em pó: para quem não gosta muito de café, esta é uma opção de ótima fonte de cafeína, além de ser rico em ômega 3.
  • Óleo de Coco: esse óleo ajuda no bom desempenho da tireoide além de ser excelente fonte de energia, rico em ácidos graxos, mas como todo óleo, consuma com moderação.
  • Castanhas: oleaginosa poderosa na queima de gorduras, rica em vitamina B e a maior fonte de selênio que existe, e produz a sensação de saciedade, contribui para o sistema imunológico e para a tireoide.
  • Semente de Chia: excelente termogênico, rica em ômega 3, anti-inflamatória e fonte de fibra, é um alimento que não pode faltar no seu cardápio.
  • Semente de linhaça: assim como a chia, também é rica em ômega 3 e um potente anti-inflamatório, favorece a queima de gordura abdominal.
  • Aveia: pode parecer estranho, já que é considerado um alimento de alto valor calórico, mas o pulo do gato desse alimento é que ele exige muita energia do seu corpo para transformar os grãos em aminoácidos e glicose, por isso, é uma grande parceira no processe de emagrecimento e no combate ao colesterol.
  • Semente de cominho: essa sementinha ajuda a reduzir a circunferência abdominal e os índices de gordura no organismo, ainda é antioxidante e no controle do colesterol ruim.
  • Arroz integral: fonte de carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem digeridos, ajuda a evitar os picos de insulina no organismo, contêm fibras que ajudam a saciedade.

Benefícios e Desvantagens dos Alimentos termogênicos

Como quase tudo, há os dois lados da moeda, e com os alimentos termogênicos não é diferente, há vantagens, mas há também desvantagens.

Vantagens

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Previne a formação de gases
  • Estimula o processo digestivo
  • Previne câncer de colón e ovários.

Desvantagens

A maioria dos efeitos colaterais dos alimentos termogênicos está relacionada ao fato das pessoas não estar acostumada ao produto, por exemplo, uma pessoa que não tem o hábito de tomar café, do dia para noite, começa a ingerir 05 xícaras, sem sombra de dúvidas, sentirá algum desconforto.

Por tanto, pegue leve se você não estiver acostumado com esse tipo de alimentação dentro da sua rotina.

  • Irritação
  • Fadiga (efeito rebote)
  • Cefaleias
  • Tonturas
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Diarreia
  • Dores abdominais
  • Irritação intestinal

Observação: Pessoas hipertensas e cardíacas devem evitar o consumo excessivo desses alimentos, já que eles aceleram os batimentos cardíacos e aumentam a pressão arterial.

Ressaltando que, nenhum alimento sozinho faz mágica, é preciso ter uma rotina saudável de atividades físicas e alimentação balanceada.

Termogênicos fitoterápicos em cápsulas

termogênicos fitoterápicos em cápsulas

Termogênicos em cápsulas funcionam?

Mas, se mesmo depois de você é daquelas pessoas que não curtem café, chá, pimenta gengibre e outros alimentos dessa lista, você pode fazer uso de termogênicos fitoterápicos, que são 100% naturais, como o Womax, por exemplo, que além de funcionar como termogênico também é um controlador de apetite natural.

E se você adora consumir fibras, pode fazer uso do auxiliar Kifina, que age se alimentando da gordura dos alimentos diferidos, auxiliando as fibras no processo digestivo.

Você já tomou algum termogênico? Se a resposta for afirmativa, comente abaixo a sua experiência.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: