Fibras Alimentares – Suas principais aliadas no emagrecimento saud√°vel?

Ol√°, nesse artigo explicarei o que s√£o as fibras alimentares. Na verdade, esse post √© uma continua√ß√£o de meu artigo anterior, sobre alimentos ricos em fibras. Ent√£o, se voc√™ ainda n√£o leu o outro, recomendo que o fa√ßa ūüĎć

Mas, a primeira pergunta que eu me fiz, e que me levou a querer escrever esse artigo, foi: “Fibras Alimentares s√£o importantes, de verdade, para a nossa sa√ļde?

fibras alimentares

Aprenda a fazer das fibras alimentares suas aliadas no emagrecimento

Com certeza sim, poucos alimentos s√£o t√£o funcionais quanto √†s fibras alimentares, pois elas s√£o respons√°veis diretas pela absor√ß√£o de nutrientes de outros alimentos, al√©m de ajudar no tr√Ęnsito intestinal, acelerando o processo digestivo.

Acima de tudo, o consumo regular de fibras alimentares promovem a sa√ļde e o bem estar, voc√™ sabia, por exemplo, que a ingest√£o de alimentos ricos em fibras combate:

Por isso, e não somente, é primordial que você faça o consumo regular de alimentos ricos em fibras, como por exemplo:

  • lentilhas;
  • morangos;
  • semente de linha√ßa;
  • e aveia.

Quais os Tipos de Fibras Alimentares?

Apesar de esse ser um tema bastante extenso e cheio de terminologias t√©cnicas, usadas pelos nutricionistas, vamos resumir de forma simples para voc√™, existem dois tios de fibras alimentares: a sol√ļvel e a insol√ļvel.

E cada uma dessas fibras tem o seu papel em nosso organismo e possuem suas próprias características de acordo com seus componentes.

Fibras Sol√ļveis

fibras sol√ļveis

Alguns exemplos de fibras sol√ļveis

Como o pr√≥prio nome j√° diz, √© uma fibra que √© facilmente sol√ļvel em √°gua e s√£o de suma import√Ęncia para o combate ao colesterol e diabetes, pois tem a capacidade de reduzirem os n√≠veis de glicose no sangue.

Al√©m disso, esse tipo de fibra melhora o tr√Ęnsito intestinal, fazendo com os outros alimentos passem mais r√°pido pelo intestino.

Justamente por terem um efeito de acelera√ß√£o metab√≥lica no intestino s√£o capazes de ¬†reduzir tanto o diabetes como a colesterol e fazem o combate de c√Ęncer no col√≥n.

Abaixo, vamos listar para voc√™ alguns alimentos ricos em fibras sol√ļveis:

  • Amendoim: rico em gorduras boas previne calculo biliar, c√Ęncer do col√≥n e fortalece o sistema nervoso.
  • Azeitona verde: possui propriedades anti-inflamat√≥rias e previne infartos e AVCs.
  • Ma√ß√£ com casca: antioxidante natural
  • Morango: ¬†baixo teor cal√≥rico,
  • Abacate: rico em vitaminas e gorduras monossaturadas.
  • Uvas-passas: possui vitaminas A e B, c√°lcio e pot√°ssio, estimulante sexual ¬†e previne c√Ęncer de mama e pr√≥stata.
  • Tangerina: fruta mais que especial, previne c√Ęncer, colesterol e doen√ßas do cora√ß√£o, al√©m da fazer bem para a pele, dentes e gengivas.
  • Uva verde: antioxidante, anti-inflamat√≥ria e antimicrobiana.
  • Ameixa: rica em magn√©sio, c√°lcio e cobre, age como anti-inflamat√≥rio natural
  • Banana: rica em pot√°ssio previne doen√ßas cardiovasculares.
  • Beterraba: promove a queda do colesterol
  • Aveia: regula o intestino
  • Mandioca: ajudam no equil√≠brio do sistema nervoso, rica me vitaminas do complexo B.
  • Soja: auxilia o controle da obesidade, pois produz a sensa√ß√£o de saciedade.
  • Ervilha:¬†rica em f√≥sforo e vitamina k que previne doen√ßas degenerativas.

Fibras Insol√ļveis

fibras insol√ļveis

alguns alimentos ricos em fibras insol√ļveis

J√° as fibras insol√ļveis s√£o aquelas que n√£o tem a capacidade de se dilu√≠rem em √°gua, ela passa pelo sistema gastrointestinal intactas, e ao contr√°rio das fibras sol√ļveis n√£o formam ¬†aquele gel que produz a sensa√ß√£o de saciedade.

Sua maior caracter√≠stica e benef√≠cio √© aumentar o volume do bolo fecal, que auxilia o bom funcionamento do intestino, essas fibras agem no col√≥n diminuindo a fermenta√ß√£o dos alimentos, o que potencializa a absor√ß√£o de √°gua pelo organismo, aumentando tamb√©m, o tr√Ęnsito intestinal.

Outro papel importante das fibras insol√ļveis √© o de prevenir o c√Ęncer de intestino, pois s√£o capazes de reter toxinas ingeridas ou produzidas pelo corpo nos processos digestivos. ¬†

Abaixo alguns dos alimentos ricos em fibras insol√ļveis:

  • Feij√£o: alimento mais rico nesse tipo de fibra, al√©m de conter altas concentra√ß√Ķes de ferro.
  • Verduras: a grande maioria das verduras √© rica em fibras insol√ļveis, al√©m de manter o equil√≠brio do organismo promovendo a sensa√ß√£o de saciedade.
  • Ab√≥bora: todos os tipos de ab√≥boras s√£o ricos em fibras insol√ļveis, al√©m de ser uma fruta muito vers√°til que pode ser usada em receitas doces e salgada, tamb√©m √© rica em vitamina C e c√°lcio.
  • Gr√£o de bico: possu√≠ vitaminas C, E, K e √°cido f√≥lico.
  • Vegetais: a grande maioria deles s√£o poderosos aliados no consumo de fibras insol√ļveis.
  • Farelo de trigo: √© o alimento mais rico em fibras insol√ļveis, uma x√≠cara de farelo de trigo cont√™m toda a fibra insol√ļvel que voc√™ precisa consumir no dia e tamb√©m √© rico em √°cido f√≥lico e c√°lcio.
  • Cereais em geral: arroz integral, centeio, aveia e cevada, s√£o apenas alguns dos cereais que voc√™ pode consumir como fonte de fibra insol√ļvel.
  • Couve manteiga: rica em vitamina A e √°cido f√≥lico, ajuda no controle da press√£o art√©ria.
  • Oleaginosas: ricas em gorduras monossaturadas ajudam a prevenir doen√ßas coron√°rias, al√©m de promoverem a sensa√ß√£o de saciedade.
  • Nabo: fonte de vitamina C, tamb√©m √© fonte de √°cido f√≥lico, excelente para a pele e para os cabelos. ¬†

Fibras Alimentares – Sua Aliada no Emagrecimento

mulher comendo uma colher de fibras alimentares

Fibras alimentares, suas aliadas no emagrecimento saud√°vel

Sei que pode parecer clichê e repetitivo, mas consumir fibras deve fazer parte de uma dieta equilibra e rica, acompanhada de atividade física e bons hábitos, nada que você fizer de forma isolada vai resultar na perda de peso.

Não adianta se entupir de fibras, se você exagera nos doces, nos refrigerantes e não pratica nenhuma atividade física.

Em tempo, é preciso que você saiba que  é fundamental consumir pelo menos dois litros de água por dia, pois é o líquido que vai ajudar todo o processo gastrointestinal das fibras, o consumo excessivo de  fibras sem ingestão de água, pode gerar sérios desconfortos, como por exemplo, dores abdominais, constipação e prisão de ventre.

Para auxiliar o trabalho das fibras, você pode contar com auxilio extra de produtos complementares como o termogênicos, que atuam no organismo se alimentando das gorduras que você consome através dos alimentos, potencializando os resultados da ingestão de fibras, promovendo uma drenagem linfática natural.

E se você é uma daquelas pessoas super ansiosas que acaba comendo meio que por compulsão, ainda há reguladores de apetite naturais, que auxilia promovendo uma maior sensação de saciedade, perfeito para ser utilizado junto com a ingestão de fibras.

Como anda o seu processo de emagrecimento? Comente abaixo, divida conosco suas experi√™ncias e d√ļvidas.

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